Jovem Aprendiz Senai – Saiba mais!
Diversos jovens nos dias atuais, tem um desejo de iniciar sua carreira profissional, mas acaba não tendo comprometimento ou chance de alavancar. Saiba que o SENAI oferece oportunidades para o programa JOVEM APRENDIZ SENAI.
A Instituição oferece um amplo conhecimento durante o curso, oferecendo capacitação profissional e aperfeiçoamento. Portanto, esse o principal foco do programa. E assim dando a todos os candidatos os benefícios que a Lei do Aprendiz exige.
As empresas de médio e grande porte, são obrigadas a reservar uma porcentagem entre 5% a 15% do seu quadro de funcionários para os Jovens Aprendizes com idades de 14 a 24 anos. De acordo com a Lei, e grande parte dos contratos têm duração de 2 anos.
As empresas que ofertam o programa, tem a responsabilidade de ensinar e capacitar seus candidatos. A parte de contratação e feita exclusivamente pelo programa JOVEM APRENDIZ SENAI.
Juntos, o Instituto Crescer e o Governo Federal criaram o programa Jovem Aprendiz, para incentivar o estudo e impulsionar o início da carreira profissional dos jovens. Assim esse programa se torna ativo a cada dia em diversas empresas.
QUAIS AS PESSOAS QUE PODEM PARTICIPAR?
De acordo com a Lei do aprendiz, para se candidatar é necessário seguir alguns requisitos que são exigidos.
- O primeiro requisito é ter de 14 a 24 anos;
- Deve estar cursando com frequência o ensino fundamental ou médio;
- Se o candidato não estiver matriculado no ensino médio ou fundamental, o programa irá exigir o certificado de conclusão;
- A exigência do programa, é que o Jovem Aprendiz cumpra 6 horas diárias de trabalho.
Se o jovem atende a todos esse requisitos, ele pode realizar sua candidatura e fazer parte do processo seletivo.
BENEFÍCIOS OFERECIDOS
As empresas que aderem ao programa Jovem Aprendiz, devem seguir a Lei do Aprendiz e oferecer todos os benefícios exigidos pelo programa.
A Lei do Aprendiz garante que os jovens recebam todos os seus direitos, mas os aprendizes também precisam conhecê-los e, se necessário, reivindicá-los.
O Jovem Aprendiz tem direito a um salário compatível com o do mercado, tem direito ao 13°salário, férias remuneradas compatível com as férias escolares, FGTS, registro na carteira, vale transporte, vale refeição e cursos para aperfeiçoamento profissional.
Quando o jovem participa desse programa, ele tem a oportunidade de conviver com diversos profissionais. Porque através disso ele pode levar uma vasta experiência profissional, até mesmo uma futura contratação. E assim, contribui para que o jovem seja um bom profissional, e impulsiona sua carreira, que se terá um bom início pelo JOVEM APRENDIZ SENAI.
VAGAS E INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA JOVEM APRENDIZ SENAI
Uma das principais metas do programa, é orientar os jovens a ter uma boa qualificação profissional e ética. E assim contribui para que todos os participantes tenham sucesso em sua carreira.
Porque para ter acesso ao programa, o jovem deve ser encaminhado pela empresa parceira do SENAI, e deve atender a todos os requisitos solicitados pela vaga de “JOVEM APRENDIZ”.
Caso você seja empresário e tem interesse em capacitar, e profissionalizar seus jovens funcionários e ajudá-los a iniciar uma carreira de sucesso através do SENAI, é importante seguir alguns passos;
- Caso a empresa se interesse, é importante fazer uma pesquisa de mercado com foco na área desejada. E assim capacitá-lo para que possa suprir as eventuais necessidades da fundação;
- Logo após a pesquisa, deverá ir até uma das unidades do SENAI. Efetuar o preenchimento do documento chamado Requerimento de Solicitação de Curso para Aprendizes”
- Por fim o SENAI entrará em contato com você através do e-mail ou telefone disponibilizados para acertar os detalhes finais.
É importante que você Jovem Aprendiz procure saber mais, juntamente com os responsáveis de sua empresa. Assim fazer a solicitação de entrada no programa, se capacitar e profissionalizar cada vez mais. Boa sorte!